Resumo da aula 30/10/2017


Nesta aula podemos refletir sobre o segundo capítulo do livro: Pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Observamos através da discussão em sala de aula várias observações diferenciadas sobre um único capítulo. Através da leitura, podemos compreender que a interpretação feita por cada aluno possui caráter pessoal, intransferível, variando sobre o modo como o indivíduo interage no seu próprio mundo no contexto interno e externo. Freire nos faz refletir criticamente nesse capítulo que o fato de Ensinar não é simplesmente transferir o conhecimento. Ensinar exige o reconhecimento de ser transformado a cada segundo, isto é, devemos reconhecer que nosso conhecimento é inconcluso, inacabado. O autor cita: “O mundo não é, está sendo”, através desse trecho podemos estabelecer uma conexão estritamente infinita e particular sobre o ato da construção do processo de ensino – aprendizagem, e sobre a forma como nós, enquanto docentes , olhamos para nossas próprias vidas de forma ética e aprimoramos nossa maneira de como lidamos com a prática do ensinar olhando cada aluno de forma individual, instigando a autonomia de cada um e ,respeitando as diferenças tanto do contexto social quanto particular que os alunos já trazem para dentro do ambiente escolar. A educação é um ato político bem como é um ato de luta, um ato de despertar, de transformar a sociedade em sujeitos curiosos, participativos e cientes de seus próprios direitos.


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