Resumo do artigo " Concepções sobre a Avaliação Escolar"

No contexto da autora "Mary Stela Ferreira Chueiri" psicóloga escolar, mestre em educação pela PUC-MG que resume as concepções sobre a avaliação escolar em quatro formas existentes de avaliações.

A primeira são as praticas de exames e provas escolares utilizadas desde o seculo XVI, considerada como um tipo de Pedagogia Tradicional.

A segunda são analises da concepção de avaliação como medidas visando o mercado de trabalho e considerada uma Pedagogia Tecnicista.

A terceira seria uma avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno por avaliações e certificação.

A quarta seria a concepção qualitativa da avaliação, analisa em que medida tais concepções se encontram ainda hoje, presentes e dominantes na atual prática de avaliação escolar, conclui que elas convivem em um mesmo contexto escolar.

Segundo o autor "Perrenoud (1999)" que foi referido no texto, considera duas lógicas de avaliação: A somativa que relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor e se materializa na nota, objetivos de desejos e sofrimentos dos alunos, familiares e professores, outra lógica é formativa que preocupa com o processo de saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, afim de promover a regulação das aprendizagens, revertendo a atual forma de fracasso e reinserindo o aluno no processo educativo.

Autor: Cesar

Comentários

Postagens mais visitadas