Resumo da aula 14 de setembro de 2017
Técnicas Individualizantes
Nessa aula foi abordado conceitos sobre
técnicas individualizantes no processo de ensino-aprendizagem e o quanto as
mesmas oportunizam ao aluno o enriquecimento de sua capacidade de tomar decisões,
de reflexão. No processo de aprendizagem humana, a interação social e a
mediação do outro tem fundamental importância, assim necessita-se estabelecer
uma relação professor-aluno dialógica discutindo e analisando diferentes
opiniões (FREIRE, 1996). Na modalidade dos métodos de ensino individualizado, a
ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por
exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões.
Numa situação de aprendizagem, o centro essencial da atividade não está naquele que ensina, mas naquele que aprende (BORDENAVE; PEREIRA,2001). Desta forma, cabe ao educador, ter a competência para diagnosticar as necessidades dos estudantes escolhendo as medidas educativas mais adequadas ao longo de suas aulas. Há inúmeros fatores limitantes que influenciam na habilidade individual para aprender, a modalidade de ensino individualizante necessita enfatizar o desenvolvimento de técnicas e habilidades de estudo, conforme esquema a seguir:
Em outro estudo, Bordenave enfatiza
que em um mundo de mudanças rápidas, o importante não são os conhecimentos ou ideias
nem os comportamentos corretos e fáceis que se espera, mas sim o aumento da
capacidade do aluno - participante e agente da transformação social - para
detectar os problemas reais e buscar para eles soluções originais e criativas.
Por essa razão, a capacidade que se deseja desenvolver é a de fazer perguntas
relevantes em qualquer situação para entendê-los e se; capaz de resolvê-los
adequadamente.
Como técnicas individualizantes
pode-se destacar: estudo dirigido, fichas didáticas, estudos de caso,
entrevista, estudo de texto, entre outros processos instrutivos.
Referências
BORDENAVE, J.D.;
PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001
FREIRE, P. . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa - SP: Paz e Terra, 1996.
Comentários
Postar um comentário