Resumo da aula dia 21/09
Ainda sobre o júri simulado proposto nessa aula, muitas reflexões puderam ser feitas a partir da discussão sobre a absolvição ou condenação da aula expositiva.
Alguns tópicos contra foram colocados pela acusação como, por exemplo, o fato da aula expositiva levar a acomodação do aluno e também do professor em relação ao método engessado. Outro argumento citado foi a falta de interação do aluno na aula, de forma que ela se concentre no professor, o detentor do saber, que traz os conteúdos prontos, sem considerar a experiência do aluno. Devido à essas características colocadas, o sono que essa técnica causa aos alunos também foi relatado.
É claro que a maioria dessas características se resume às aulas expositivas tradicionais, uma vez que quando utilizadas de forma dialogada muitas vantagens são observadas.
Na aula expositiva dialogada o professor conduz a aula, mas com a participação dos alunos, buscando saber seus conhecimentos prévios e suas experiências. A aula se baseia num tema, mas não tem um roteiro a seguir, vai depender grande parte da interação professor-aluno. Deste modo, a aula não se tornaria mais tão cansativa e haveria uma construção de conhecimento mais rica. Porém, mantendo características essenciais, como a própria economia do tempo.
Por fim, reconheceu-se a importância dessa técnica de aula, desde que utilizada de forma dialogada e que não seja a única técnica utilizada pelo professor, dando oportunidades para outros métodos de aula que abranjam diferentes perfis de alunos.
Vanessa Carvalho
Vanessa Carvalho
Comentários
Postar um comentário